Brasil: o segundo time de todo brasileiro

Todo mundo sabe que durante a Copa do Mundo diversos povos torcem pelo Brasil, seja pela simpatia ao futebol-arte, seja pela falta da seleção de sua pátria no torneio. Então, por que o Brasil costuma ser apenas o segundo time dos próprios brasileiros?

Torcida na Copa: jogo do Brasil, São Paulo ou Flamengo?

A questão surgiu após uma das inúmeras pesquisas feitas por sites de esporte – versão masculina das famosas enquetes Nova/Cosmopolitan. E é quase unanimidade: o torcedor prefere ver seu time campeão do mundo a assistir à seleção levantar de novo o caneco. Mas por quê?

A Copa do Mundo é o evento mais esperado por quem ama o futebol. É uma grande festa que une torcedores rivais. É motivo para manifestações de patriotismo – fato raro no Brasil – e demonstrações da paixão do povo pela seleção. E mesmo assim o Mundial de Clubes, que acontece todo ano, mexe mais com o orgulho do torcedor. Dá para entender?

Mundial de Clubes de 2005: festa brasileira no campo e na arquibancada

Alguns dizem que é muito mais difícil ver o próprio time ganhar um mundial. E que o Brasil já ganhou várias vezes a Copa do Mundo. Realmente se você torce para o Íbis é um acontecimento praticamente impossível. A questão é que torcedores de times que já venceram o Mundial de Clubes continuam pensando assim. Pergunte a um torcedor do São Paulo, por exemplo: Brasil Hexa ou Tricolor Tetra? Nem preciso dizer a resposta.

Fato inédito na web: seleção brasileira e Íbis no mesmo post

Outros torcedores têm raciocínio parecido: colorados, rubro-negros, fiéis e torcedores da raposa só pensam na Libertadores e no Mundial de Clubes. Preocupação com a seleção? Vai se resumir a 30 dias de bola rolando, a começar em 11 de junho.

Talvez o que conte mesmo é a rivalidade. Muitos torcedores dizem que é mais difícil aguentar uma derrota de seus times do que da seleção. Pura verdade. Afinal, quantas vezes você encontrou um italiano durante o café que não parava de falar da sua seleção campeã do mundo? Ou foi almoçar com seu amigo francês e ouviu dele que o tabu dos clássicos contra o Brasil continua?

Zizou e Cia em 2006: nada melhor para o time do que manter o tabu no clássico

Depois de analisar os fatos, chegamos a duas conclusões. A primeira: torcer para um time é um sofrimento maior do que ver a seleção, daí a maior vontade de ver o próprio time campeão. A segunda conclusão: mais feliz é aquele tipo de fã que não acompanha time nenhum e torce só para a seleção a cada 4 anos, as mulheres. Ponto para as leitoras da Nova/Cosmopolitan.

Enquetes Nova/Cosmopolitan: se você tem namorada ou esposa, sabe do que a gente está falando

Postado por: Flávio Tamashiro

3 Respostas para “Brasil: o segundo time de todo brasileiro

  1. Flavião, tem outra coisa que explica a preferência pelos clubes em detrimento da seleção.

    É a atual falta de identificação da torcida com o time nacional.

    Eu estava aqui listando os motivos disso, mas são tantos que mudei de idéia: vou fazer um post a respeito!

    Mas, tirando a última parte (“felizes são as mulheres…”), concordo com tudo que você escreveu!

    Abraço,
    Marcos

  2. Pingback: Nossa seleção não é mais nossa « Copawriters

  3. Rafael Akira Tamashiro

    Boa Flávião!!

    Com certeza, eu prefiro mil vezes ver o Corinthians campeão da Libertadores do que o Brasil hexa campeão….

    E, para mim, Brasil é o terceiro time. Liverpool está em segundo lugar no meu coração!

Deixe um comentário