Copawriter na Copa: Os EUA são o time da moda?

A Copa de 2010 marca o início de uma nova era para o futebol nos EUA. A ideia de que os americanos não gostam do soccer se desfaz a cada notícia sobre a crescente audiência do mundial na terra dos ianques. Vídeos com a reação da torcida americana ao gol da classificação para as oitavas de final também mostram que eles acompanham sim o desempenho de sua seleção nos gramados africanos.

Mas é claro que ainda fazem piada sobre a popularidade do soccer em relação a outros esportes americanos.

* * *

18 de junho, tarde de sol em Joanesburgo. O frio e o vento dão uma trégua. Clima perfeito para acompanhar o “clássico” EUA x Eslovênia. No site da Fifa, ingressos esgotados. Já na frente do Ellis Park, cambistas pediam US$ 50 pelo ingresso de categoria 4 – cadeiras atrás do gol. Vi alguns americanos atrás de entradas – fato comum independentemente de quem estivesse jogando.

Ingresso de categoria 4: vida dura atrás do gol...

e olho atento ao telão nos lances capitais

Ao entrar no estádio, foi fácil perceber que a maioria estava lá torcendo pelos EUA. Sim, a maioria dos sul-africanos apoiava a seleção de Landon Donovan. E, claro, também havia um grande número de turistas americanos nas arquibancadas. A cada ataque ianque as vuvuzelas bombavam. Não dá nem para dizer que escolheram torcer pelo mais fraco, já que o futebol das duas seleções se equivale. Só os próprios eslovenos e alguns brasileiros pareciam apoiar o time da camisa alviverde do Charlie Brown.

Torcida eslovena no estádio: como se diz no brasil, cabe em uma Kombi

O jogo foi emocionante, teve 4 gols marcados, várias chances desperdiçadas e um gol mal anulado pela arbitragem – se algum time pode reclamar da arbitragem nessa Copa, esse time é o dos EUA. No fim do jogo, empate: 2 a 2. Os gritos de “USA, USA!” ecoavam pelo Ellis Park. Um desavisado poderia achar que eles são o time da moda, os atuais herdeiros do futebol-arte.

A verdade é que o mundo simplesmente admira os americanos. Sua força econômica e esportiva tem fãs ao redor do planeta. Mas e o propagado antiamericanismo? Só marcou presença nos gritos dos poucos que torciam contra o time de Landon Donovan. Coisa de brasileiro…

Brasileiros apoiam o time da camisa alviverde do Charlie Brown

Postado por Flávio Tamashiro

Anúncios

Uma resposta para “Copawriter na Copa: Os EUA são o time da moda?

  1. Torço para os EUA avançarem por um motivo simples.

    Lá é o único lugar do mundo que não trata o futebol como ele verdadeiramente é (a coisa mais importante do mundo).

    Se o time deles começar a se dar bem, quem sabe os americanos comecem a gostar de futebol, e dar o valor que ele merece.

    E aí, se formos campeões, poderemos dizer, com toda a propriedade, que somos os melhores de todo o mundo. Incluindo os EUA.

    Outra coisa: se os americanos não gostarem de futebol depois do gol do Donovan no último minuto, esquece.

    Abs,
    Marcos Abrucio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s